"Mulher virtuosa quem a achará?
ATITUDES DA MULHER QUE EDIFICA
Conhecer o modelo bíblico da mulher virtuosa descrita em Provérbios 31 vai ajudá-la a mudar suas atitudes e conceitos errados a respeito de como edificar sua casa. Edificar o lar é desejo de todas as mulheres casadas que conhecem o Senhor e o padrão da Sua Palavra. Edificar significa construir, levantar, elevar do solo. Mas, quais devem ser as atitudes de uma mulher que edifica? "Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos" (Pv 14:1). Assim, a mulher sábia constrói, levanta e ergue um lar, enquanto a tola o destrói. A Bíblia nos deixou um modelo dessa mulher que edifica seu lar, a mulher virtuosa, no capítulo 31 do livro de Provérbios. Essa mulher tem muitas características. Gostaria de ressaltar algumas muito importantes.
1. Edifica o lar: Deus nos criou para auxiliar, ou seja, para cooperar, ajudar no cumprimento do Seu propósito na vida de nossos maridos (Pv 31:12). Quando fazemos isso, cumprimos a Palavra e lhes fazemos bem. É muito importante entender que, quando não edificamos nosso lar, deixamos também de edificar a igreja. Podemos fazer mal aos nossos maridos sendo mulheres denominadas pela Palavra de mulheres rixosas e iracundas: "Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda" (Pv 21:19). A mulher rixosa é aquela que não tem sabedoria no falar. Fala muito, geralmente fora de hora e sem discernimento. Essa mulher faz mal ao seu marido. Precisamos aprender a fazer bem aos nossos maridos, sendo sábias no falar.
2. Trabalha de boa vontade: Essa característica da mulher de Provérbios é pouco valorizada hoje, pois o valor das donas de casa se perdeu em função da mentalidade e do ritmo de trabalho das mulheres (Pv 31:15). Porém, o padrão da Palavra de Deus continua o mesmo. Ainda que venhamos trabalhar for a (e a mulher de Provérbios o fazia), ainda que tenhamos ajudante no lar (e a mulher de Provérbios também as tinha), não estamos isentas de cuidar das nossas casas. Cuidar das nossas casas é mais do que simplesmente lavar, passar ou cozinhar, é ter esse cuidado em nossas mãos. A Bíblia diz que a mulher de Provérbios acordava de madrugada para cuidar da sua casa. Não podemos desprezar essa virtude, pois a falta dela difama a Palavra de Deus. Precisamos renovar a mente com a Palavra. Se não tivermos nossa mentalidade renovada, poderemos perder a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
3. Supre as necessidades do marido: Suprir as necessidades do marido tem várias aplicações, mas eu gostaria de aplicá-lo à vida intima (Pv 31:18). Eu entendo a respeito deste versículo que toda casa já estava dormindo, mas sua edificação ainda não estava completa. Isso nos fala de uma necessidade que só a esposa pode suprir. Algumas esposas desempenham muito bem seu papel de boas donas de casa, mas esquecem de ser esposas. Sempre estão cansadas e sobrecarregadas por causa das muitas obrigações e, então, negligenciam e desprezam essa responsabilidade, pois entendem que seus casamentos são infalíveis e seus maridos intocáveis pelo simples fato de serem crentes. No entanto, isso não é verdade. A bíblia conta a história de um rei que, por desprezar os perigos, perdeu o reinado. Segundo os historiadores, Babilônia estava cercada por inimigos e em meio a Guerra, Belsazar decidiu fazer uma festa, pois entendia que seu reinado era indestrutível, afinal, a cidade era protegida por muros altos e muito largos, além de ter abundancia de viveres e água. Porém, a Babilônia não era indestrutível, assim como nosso casamento também não é. Os inimigos conseguiram uma brecha e a cidade foi tomada. Não deixe isso acontecer com seu casamento. Portanto, é importante cuidar da sua casa e também do seu marido, mantendo a "luz acesa".
4. Honra e respeita seu marido: Isso fala de reconhecimento, respeito e honra (Pv 31:23). O marido que não é respeitado pela esposa dificilmente será conhecido nas portas e se assentará com os anciãos. Rebeca foi uma mulher de Deus. Porém, no fim da vida de seu esposo, ela teve uma atitude errada que o desonrou. Quando estava grávida, Deus havia falado a ela que havia duas nações em seu ventre, e dois povos se dividiriam; um povo seria mais forte do que outro e o maior serviria o menor. Ela guardou essa Palavra no coração. Todavia, quando Isaque, seu esposo, decidiu abençoar seus filhos, ela resolveu agir, em vez de orar. Ele havia decidido abençoar Esaú no lugar de Jacó. Isso era contrário ao que Deus havia lhe falado. Mas, ao invés de orar e esperar no Senhor, ela o desrespeitou fazendo exatamente o contrário do direcionamento dado por ele. Isaque estava cego, mas ainda era seu marido e homem de Deus. Rebeca considerou seu marido incapaz, considerou-se melhor que ele e por causa disso colheu consequências dolorosas. Temos que ter cuidado para não agirmos como Rebeca . nossos maridos podem estar cegos, mas nosso Deus não está.
5. Fala com sabedoria: Falar e algo que nós mulheres fazemos muito bem. No entanto, falar com sabedoria não é tão simples assim (Pv 31:26). Quem fala com sabedoria não fala a qualquer hora, muito menos qualquer coisa e nem em qualquer lugar. E alguém que tem bom senso. Palavras não são neutras. Palavras mal faladas ou ditas em momentos errados podem ter consequências graves. Durante sua caminhada cristã, Sara teve inúmeras atitudes louváveis; mas, em um momento de pressão, não teve sabedoria e falou algo para seu marido que não deveria ter falado, e, por causa desse conselho (pedido), foram acrescentados anos de espera na promessa do Senhor para a vida deles. Temos de ter cuidado com o que falamos ou sugerimos aos nossos maridos, principalmente em momentos de pressão. O conselho de Sara gerou Ismael, um fruto da carne, e isso aconteceu porque lhe faltou sabedoria.
6. Seu marido e seus filhos a louvam: "Levantam-se seus filhos e chamam-na bem- aventurada; seu marido também, e ele a louva" (Pv 31:28). A mulher que faz bem ao seu marido tem um bom testemunho dos de fora e também dos de sua casa. Seus filhos percebem seu comportamento e a elogiam.
Assim amada, se você não tem conseguido suprir e nem chegar a esse padrão de mulher sábia descrita em Provérbios 31, entre hoje na presença do Senhor e busque-O, porque Ele é seu refúgio seguro, Ele é sua fortaleza. Pode ter certeza de que tudo aquilo que você não consegue, Ele em você, vai conseguir. Quando você está nEle e Ele em você, todas as coisas são possíveis. Deus te abençoe.