A dislexia é um distúrbio hereditário que prejudica a atenção referente à leitura e escrita. Geralmente os sintomas estão ligados às dificuldades alunos na escola, podendo este ter a aprendizagem comprometida.
Muitos pais deixam passar a dislexia despercebida, pois a mesma pode confundida com interesse ou preguiça estudar, o que nem sempre é verdade. A dislexia é silenciosa e atinge cerca 17% da população , sendo diagnosticada muitas vezes prórpio professor do aluno.
Entre os sintomas mais comuns, as dificuldades com a linguagem e escrita são os que mais se destacam. Falta de atenção, troca de letras, dificuldade na ortografia, compreensão de textos, coesão e coerência e até outra língua.
O tratamento se dá seguido de terapias e exercícios dados com acompanhamento de fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos que fazem uma observação e avaliação neurológica, juntamente com o processamento auditivo e visual.
Dislexia não tem cura, ela pode ser amenizada e ter seus sintomas diminuídos quase que 100%.
É importante que um seja procurado assim que os sintomas surgirem, pois quanto antes o distúrbio for diagnosticado, melhores o tratamento trará.
Evite cobranças com a criança enquanto ela estiver no processo de tratamento. Sempre incentive e busque aumentar a autoestima dela.